IMG_3365.JPG
IMG_20181027_182852.jpg
João Paulo.jpg
DSC03615.JPG
José Fonseca.jpg
André Costa.jpg
Ana.jpg
IMG_3365.JPG

samuelpassos


Samuel Passos

Guia de Montanha

Mountain Guide

SCROLL DOWN

samuelpassos


Samuel Passos

Guia de Montanha

Mountain Guide

O Samuel é um autêntico apaixonado. Não é só quando está na montanha que os seus olhos brilham, basta falar sobre o assunto, e ele começa a "aquecer", partilhando o seu conhecimento e as suas aventuras nas montanhas. Foi nos escuteiros em 1998, quando durante uma actividade de ascensão à Serra da Estrela, o "bicho" do montanhismo o "picou". A partir daí procurou incessantemente os cursos que permitiam perseguir os sonhos de grandes aventuras na montanha. Em Portugal, tentou todas as montanhas. Criou o objectivo de ascender à montanha mais alta de cada distrito do nosso país. Naturalmente, para continuar a acumular experiência na montanha, bem como para alcançar objectivos mais ambiciosos, tornou-se frequentador habitual das montanhas de Espanha e da cordilheira montanhosa dos Alpes. No Monte Branco (meca do alpinismo europeu e mundial) conseguiu realizar a primeira ascensão só em 2009, em solitário - depois de três tentativas falhadas - o que é bem demonstrativo da sua persistência e paixão pela montanha, e também do seu carácter maduro e consciente de quem sabe que o valor da segurança é o mais importante para quem quer continuar a desfrutar da montanha até à velhice.

Director da Trilhos e Cumes

Títulos Profissionais de Treinador de Desporto:

Nº 2332 - Montanhismo (Monitor) - Grau II  

Nº 8676 -  Escalada ( Iniciador ) - Grau I

Certificado de Aptidão Profissional como Formador EDF 557910/ 2011 DL ( I.E.F.P.)

Samuel is an authentic mountain lover. It's not only when it is in the mountain that his eyes shine, just talk about the mountains, and he begins to "heat ", sharing his knowledge and his adventures on the mountains. It was in the Scouts at 1998, when he climb Serra da Estrela,  the mountaineering conquer him. From here it looked for the courses that allowed to pursue the dreams of big adventures in the mountain. In Portugal, he tried all the mountains. He climb the highest mountain of each district of Portugal. Just to continueaccumulate experience in the mountain, as well as to reach other summits more ambitious. Became a regular climber at Spanish and Alps mountains. At the Mont Blanc,  only in 2009 after three times he did the summit. This show the passion and persistence he have, by the mountains and also of his mature and conscious character of one who knows the value of security is the most important to continue enjoy the mountaineering.

Director of Trilhos e Cumes

Professional  Mountain and Climbing Guide Licensed nº2332 and 8676.

IMG_20181027_182852.jpg

VERA SANTOS


Vera Santos

Técnica de Emergência Pré-Hospitalar

Montanhista

Escaladora

VERA SANTOS


Vera Santos

Técnica de Emergência Pré-Hospitalar

Montanhista

Escaladora

Com as suas origens no Algarve, vive actualmente em Lisboa.

Personalidade forte, um sorriso contagiante, acredita que na vida não há impossíveis e que os principais condimentos para temperar a Vida são a realização de sonhos, o Amor e o Acreditar! 

Há quem diga que ela não pertence a um só lugar, o seu lugar é o mundo! 

Desde cedo ligada ao desporto, hoje em dia é praticante de culturismo na categoria de Bikini Fitness. 

A escalada é a sua mais recente paixão.

Desde jovem, deu os primeiros passos na área do socorrismo e emergência pré-hospitalar, tendo ingressado em 2001 nos bombeiros voluntários onde se encontra até hoje, com o nobre estatuto de voluntária, “gastando” o seu tempo em prol do bem-estar e ajuda ao próximo.

Em 2008, ingressa no INEM como T,E.P.H. ( Técnica de Emergência Pré-Hospitalar) onde actualmente se encontra a exercer funções, na grande cidade de Lisboa. 

Em 2010 descobre a sua paixão por viajar, seja sozinha ou acompanhada. 

É no início de 2018, quando faz sozinha o Caminho Português Central de Santiago de Compostela, experiência essa que descreve como "a experiência de vida, para a vida", que passa a ter uma conexão diferente com a montanha. 

Posteriormente começou a fazer caminhadas organizadas na montanha, mas com essas caminhadas, surgiu a necessidade de mais conhecimento dentro da área, conciliando com a sua área de trabalho, a emergência. 

Participou no curso de montanhismo da Trilhos e Cumes na Serra da Estrela, onde ficou ainda mais apaixonada pelas montanhas e com as aventuras que estas lhe possam reservar. 

O seu enorme gosto e paixão pela montanha, aliadas à experiência e conhecimentos de socorrismo, fazem da Vera uma mais valia para a continuidade da qualidade da Trilhos e Cumes, sendo a responsável pelas formações de primeiros - socorros em montanha.

Certificado de Aptidão Profissional como formadora EDF 493972/2009 DG


João Paulo.jpg

João Paulo Queirós


João Paulo Queirós

Guia de Alta Montanha

High Mountain Guide

João Paulo Queirós


João Paulo Queirós

Guia de Alta Montanha

High Mountain Guide

Atraído desde a adolescência pela aventura em geral e pela escalada em particular, por influência de diversos filmes e principalmente pela leitura de Os Conquistadores do Inútil de Lionel Terray, a iniciação às atividades de montanha foi relativamente tardia. Após deixar o ténis aos 20 anos, um Curso de Iniciação ao Montanhismo veio preencher o vazio desportivo em que se encontrava a vida de um estudante universitário. Juntamente com o grupo de amigos saídos dessa formação, na emergente escalada desportiva dos anos 80, ajudou no final dessa década à descoberta, abertura e equipamento de zonas que eram praticamente desconhecidas (Penacova, Redinha e Vale dos Poios, por ex.). Das paredes e vias do litoral centro, veio a descoberta da alta montanha e das atividades invernais. Serra da Estrela, Gredos e Pirenéus permitiram alargar os horizontes, com pouco mais de um ano de experiência, para o maciço do Monte Branco. Desde 1988 que Chamonix é um dos seus locais prediletos para atividades de montanha. Numa primeira fase, como local de férias ativas para posteriormente chegar a localidade base de trabalho no Verão, no acompanhamento de grupos pelos Alpes Franceses, Suíços e Italianos. À escalada em rocha e gelo, juntou-se, no início dos anos 90, o parapente, o esqui e a bicicleta de montanha que permitiram descobrir novos desportos e novos locais de prática. Destacam-se as viagens às cadeias montanhosas dos Picos de Europa, Pirenéus, Alpes, e Cairngorms, para além do Cáucaso, na Rússia, Alto Atlas em Marrocos, ao Quénia e à Tanzânia. As várias escaladas, ascensões e travessias em média e alta montanha, em lazer ou trabalho, não só em Portugal, como também na ilha da Madeira e em todos os países da Europa ocidental, permitiram uma mudança de vida. Desde 1999 que a função de professor se alterou para profissional das atividades de montanha. Envolvido atualmente em várias tarefas ligadas à escalada desportiva, de lazer e de competição, ao esqui-montanhismo e ao Skyrunning, o tempo é mais limitado para saídas prolongadas na montanha. No entanto, a escalada, a bicicleta de estrada e de todo o terreno, e principalmente o trail e o skyrunning têm continuado a proporcionar a ligação necessária à natureza e à sempre atraente paisagem de montanha.

Títulos Profissionais de Treinador de Desporto:

Nº 29713 - Alta Montanha (Instrutor) - Grau III

 Nº 54335 - Escalada (Instrutor) - Grau III

 Nº 54340 - Montanhismo (Instrutor) - Grau III.

Diploma de Initiateur d'Alpinisme da Ecole Nationale de Ski et d'Alpinisme (Chamonix).

Certificado de Formação Profissional como Guia de Montanha (R.A.Madeira).

Certificado de Aptidão Profissional como Formador nº EDF 28804/2004 (I.E.F.P.)

Juiz-árbitro de Escalada de Competição e de Skyrunning.

DSC03615.JPG

Fábio Dias


Fábio Dias

Guia de Montanha

Mountain Guide

Fábio Dias


Fábio Dias

Guia de Montanha

Mountain Guide

Músico de profissão, mas um eterno jovem aventureiro. Desde cedo nutriu o gosto pela natureza, mas só aos 21 anos começou a explorar afincadamente todos os trilhos, rochas e montanhas que lhe apareciam à frente. As suas aventuras foram sempre ligadas à natureza, e à sua história. Com um sentido de procura e descoberta inigualavéis, começou por preparar pequenas rotas, passando pelas grandes rotas em autonomia, descobrindo a montanha e as suas paisagens mais inóspitas com a força de vontade de quem quer descobrir o mundo e escalar a montanha mais alta.

Primam as caminhadas e marchas de montanha, nas Serras da Estrela, Gerês, Freita, Sintra e Arrábida. Frequentou cursos de escalada e montanhismo na Trilhos e Cumes, superando-se de forma extraordinária durante as formações. Abriu horizontes e ascendeu aos cumes dos Picos da Europa e Pirenéus, em solitário.

Dedicado às Vias Ferratas, já efectuou dezenas de ascensões em Ferratas de renome, no Norte e Sul de Espanha e no sistema montanhoso dos Pirenéus. Em treino de auto-conhecimento e preparação, gosta de realizar marchas de montanha em autonomia, trail running e bicicleta de montanha.

Com a sua capacidade de motivação e entusiasmo, alegria em partilhar os lugares mais mágicos do nosso País e planeta, o Fábio ilumina-nos com a sua paixão pela montanha e generosidade, partilhando connosco os sítios que conhece, guiado-nos em aventuras onde os medos são vencidos e os limites são claramente ultrapassados.

Aprendeu a preparar as suas rotas do ponto de vista logístico, físico e mental, transparecendo e transmitindo a quem com ele partilha estas aventuras paz, segurança e confiança.

Título Profissional de Treinador de Desporto:

Nº (aguarda o número da cédula profissional) - Montanhismo ( Iniciador ) - Grau I

José Fonseca.jpg

José Fonseca "Kalanga"


JOSÉ FONSECA "Kalanga"

INSTRUCTOR DE SNOWBOARD

SNOWBOARD INSTRUCTOR

José Fonseca "Kalanga"


JOSÉ FONSECA "Kalanga"

INSTRUCTOR DE SNOWBOARD

SNOWBOARD INSTRUCTOR

O José Fonseca, mais conhecido por "Kalanga" no mundo da neve e desde sempre residente na Serra da Estrela, deu os primeiros passos no mundo do snowboard , pela mão do Francisco Pereira " Chico Tripeiro", um dos mentores do snowboard em Portugal.

A sua paixão pela neve, levou-o a dedicar-se nestes últimos 12 anos à pedagogia do snowboard, a tempo inteiro.

O "Kalanga", durante a sua actividade profissional, tenta transmitir a sua alegria e paixão contagiante aos seus formandos, aliado ao seu vasto conhecimento sobre a montanha.

Fruto disso, o seu reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, são os testemunhos dos participantes que acabam por ficar seus amigos e que voltam sempre.

O José Fonseca é Instrutor de Snowboard e na equipa da Trilhos e Cumes é responsável pela área do Snowboard.

É também patrocinado pela loja CC BOARDCENTER

Título Profissional de Treinador de Desporto:

Treinador de Snowboard, pela Federação Portuguesa de Desportos de Inverno

Juíz de Snowboard, pela Federação Portuguesa de Desportos de Inverno

 

 

André Costa.jpg

André Costa


ANDRÉ COSTA

INSTRUCTOR DE ESQUI

SKI INSTRUCTOR

André Costa


ANDRÉ COSTA

INSTRUCTOR DE ESQUI

SKI INSTRUCTOR

O André Costa, nasceu na Covilhã e desde muito cedo, a partir dos 4 anos de idade, começou a dar os primeiros passos no mundo do esqui.

Ensinado pelo seu tio Nuno Costa, o gosto pelo esqui assim se iniciou.

Desde os 4 anos de idade, que o André não tem parado. Já participou em vários provas competitivas, tendo alcançado vários troféus nacionais.

Há 22 anos no mundo do esqui, fazem com que o André seja uma pessoa bastante experiente e com um nível acima da média.

Actualmente continua a viver na Covilhã e durante o período invernal, dá aulas de iniciação e aperfeiçoamento de esqui, pois tornou-se profissional há 3 anos, pela Federação de Desportos de Inverno.

Participa também nos excelentes projectos de Ski4All e Brincar na Neve

O André vai ser responsável na equipa da Trilhos e Cumes, pelos cursos de iniciação e aperfeiçoamento das actividades de esqui.

Titulo Profissional de Treinador de Desporto:

Treinador de Esqui, pela Federação de Desportos de Inverno.

 

Ana.jpg

Ana Andrade


Ana Andrade

Vice-Directora da Trilhos e Cumes

Ana Andrade


Ana Andrade

Vice-Directora da Trilhos e Cumes

A Ana Andrade ao longo da sua vida sempre tentou perseguir os seus sonhos, mas acima de tudo pretendeu sempre ter experiências únicas que a façam ultrapassar os seus limites e enriqueçam a sua vida com memórias espectaculares. 

Aos 19 anos começou sozinha a viajar pela Europa, outras acompanhada por amigos e de máquina fotográfica na mão coleccionando milhões de experiências em cada momento de viagem e fazendo amizades pelo caminho.

Após explorar a Europa dedicou-se a explorar os limites humanos. Experimentou o Arborismo, saltando de árvore em árvore, voou de parapente sobre a praia, atirou-se de uma ponte presa por uma corda de bungee e tentou tocar nas estrelas com um salto tandem a 4200 metros de altitude.

Mas não é apenas nos desportos radicais, ela vai mais além em teatro,  visitas a aldeias milenares e feiras culturais espalhadas por Portugal que este nosso belo País dispõe, e até mesmo casas assombradas. Tudo serve para adquirir mais um cromo na sua caderneta da vida.

Em Julho de 2016, depois de várias experiências de pedestrianismo, decidiu mais uma vez colocar-se à prova, mesmo com sol abrasador aceitou um desafio de montanhismo, e desta vez não fez apenas uma escalada ou quebrou um limite, mas com a experiência acordou em si mais um sonho. Não pretendia apenas realizar a própria actividade, mas também levar outras pessoas a poderem ter a mesma experiência e alegria de atingir o cume da montanha e foi assim que tudo começou.

Como em todas as histórias ou viagens tudo começa apenas com um passo... E na vida o destino nunca é o mais importante, mas sim a viagem, as nossas memórias, os nossos sonhos, a nossa paixão e amor.

No fim todos temos apenas uma vida e a nossa maior dádiva é amar e ela ama tudo na sua vida, vivendo de forma intensa cada momento de aventura, de modo a criar memórias inesquecíveis e únicas.

A sua energia contagiante, fazem dela uma força viva da Natureza e desempenha na Trilhos e Cumes a função de Vice - Directora e cursos de  Iniciação à Fotografia.

Aguarda Cédula Profissional de Monitora de Pedestrianismo

Licenciada em Psicologia na ULHT.

Frequenta o mestrado de Psicologia Social e das Organizações do ISCTE. 

Certificado de Aptidão Profissional como Formador nº F652600/2017